A Festa das Fogaceiras é a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira, marcada pela devoção do povo das Terras de Santa Maria.
Esta festa teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.
A Festa das Fogaceiras é muito mais do que uma tradição com 519 anos. É uma celebração da força da comunidade, da sua resiliência e da permanente construção de uma identidade coletiva que é única e eterna.
No dia 20 de janeiro, as 250 meninas vestidas de branco, com cintas coloridas e de fogaça à cabeça que desfilam no cortejo cívico e na Procissão, renovando o voto a S. Sebastião, formam um quadro que desperta sentimentos ímpares a todos os que participam e testemunham esta mostra de devoção.
A emoção vivida neste dia não se limita aos feirenses, estende-se aos milhares de visitantes que nesta altura do ano “inundam” Santa Maria da Feira e a tantos outros que assinalam esta tradição pelo mundo fora.
A Festa das Fogaceiras é um legado cultural que atravessa gerações, uma herança de devoção e identidade que se renova a cada ano. É a expressão sentida de respeito e pertença a tradições que fazem a História de Santa Maria da Feira.
Festa fogaceiras